Depois de instalar a IDE do Arduino em seu computador é hora de conectar sua placa de Arduino e rodar um programa.

Neste curso vamos utilizar o modelo mais comum de placa Arduino, o modelo UNO R3. Esta placa possui um microprocessador Atmel ATmega328P e nos seus conectores estão disponíveis 14 pinos de entradas e saídas digitais e 6 entradas analógicas.

 

9-arduino-uno-pinos-entradas-saidas

Ao conectar sua placa a porta USB do computador, o drive será instalado automaticamente e você pode ver se está tudo funcionando corretamente abrindo o gerenciador de dispositivos do Windows e verificando se no item “Portas (COM e LPT)” aparece o USB-SERIAL com a informação de qual porta COM foi disponibilizada pelo drive. No exemplo abaixo a placa Arduino está conectada a porta serial COM3. No seu caso pode aparecer outro número na porta COM.

arduinocom3

Caso não apareça a porta COM, o driver USB deve ser reinstalado. Isso pode ocorrer devido a diferenças na versão do Windows que está sendo usado em seu computador.

Abra o IDE clicando no ícone Arduino que foi criado na área de trabalho do seu computador:

icone1

Quando abrir o programa, vamos abrir o programa exemplo chamado “Blink” pelo menu: Arquivo->Exemplos->01.Basics->Blink

telablink1

Quando abrir o projeto Blink na tela da IDE, vamos compilar e descarregar o projeto na placa do Arduino conectada a USB. Fazemos isso clicando no botão “CARREGAR” no canto superior esquerdo da tela:

telablink3

Se houver algum erro no carregamento do programa, não desanime. Tente apertar o botão de reset da placa Arduino algumas vezes e desencaixar e encaixar novamente o cabo USB. em último caso tente reinstalar o driver USB-Serial da placa Arduino.

Quando o programa carregar corretamente, você verá na parte inferior da tela da IDE a mensagem a seguir:

telablink4

Neste momento o LED da placa Arduino vai estar piscando uma vez por segundo.

Agora vamos editar o programa para mudar o padrão do pisca-pisca. Na linha 26 temos a instrução :

delay(1000);

Vamos alterar o número 1000 para 3000 e apertar o botão CARREGAR novamente. Depois de compilado e carregado na placa vamos ver que o LED agora fica 3 segundos ligado e 1 segundo desligado.

A instrução que acabamos de alterar faz o programa parar pelo tempo definido dentro do parênteses. 3000 significa 3 segundos (3000 milisegundos). Como na instrução anterior (linha 25) o LED foi ligado, ele permanece aceso pelo tempo do delay. Em seguida ele apaga e permanece apagado pelo tempo definido na instrução delay da linha 28. O programa permanece em looping infinito piscando o LED.

Na próxima aula vamos detalhar todas as linhas deste programa simples para não deixar nada obscuro para você que não entendeu bem o que aconteceu.