Esteira de transporte – Aula 2

Nesta aula sobre a esteira de transporte educacional vamos ver como foi feito o sistema que empurra as caixas para fora da esteira.

Se você ainda não viu o vídeo que mostra a esteira em funcionamento, veja aqui .

Para fazer esta função estamos usamos um servo de modelismo. O servo é este dispositivo que a seta vermelha está apontando na foto da esteira.

servo1

Este tipo de motor é muito utilizado em projetos com Arduino mas originalmente era usado em carros, aviões e barcos de modelismo para fazer o acionamento do sistema de direção dos modelos.

servo2

Conforme vemos na figura acima este dispositivo possui 3 fios:

  • Alimentação positiva, normalmente com fio vermelho;
  • Alimentação negativa ou 0 volts, normalmente preto ou marrom;
  • Sinal de controle, normalmente com fio branco, amarelo ou laranja.

A tensão de alimentação do servo é 5V. Você pode usar os pinos de tensão 0 volts e 5 volts da placa do Arduino para alimentar o servo, porém deve tomar muito cuidado com o consumo do servo porque se o mesmo exceder a capacidade de corrente da placa Arduino, isso pode queimar a placa.

Eu recomendo sempre usar uma fonte de alimentação externa para alimentar o servo para não causar nenhum problema. Para utilizar a fonte externa você deve fazer a interligação do 0V (ground) entre a placa do Arduino e a fonte externa, conforme o esquema abaixo.

servo5

Utilizando uma fonte de alimentação externa como no esquema é possível controlar mais de um servo com uma placa de Arduino. Para isso alimentamos todos os servos com a mesma fonte interligando o positivo e o negativo da fonte com os respectivos fios dos servos e usamos um pino do Arduino para controlar cada servo através do fio de sinal.

Este dispositivo é muito diferente dos servo-motores que aprendemos na aula sobre motores. Seu movimento é limitado a deslocamento de 0 a 180 graus e portanto normalmente não é utilizado como um motor de verdade já que não pode funcionar com movimentos contínuos.

Justamente esta característica de controle de giro é que faz este servo ideal para realizar a junção de expulsão das caixas de nossa esteira.

servo3

O que fizemos foi prender uma barra horizontal no eixo do servo definindo sua posição inicial em 90 graus.

Para fazer a expulsão das caixas brancas fazemos o servo girar para a posição 45 graus e voltar para 90 graus. Para fazer a expulsão das caixas preta fazemos o servo se movimentar para a posição 90+45= 135 graus e voltar para 90 graus.

servo4

O programa para controle deste tipo de servo é muito simples quando utilizamos a biblioteca Servo.h.

Para utilizar a biblioteca temos que colocar logo no inicio do arquivo do programa a linha de inclusão de bibliotecas:

#include < Servo.h >

 

Em seguida temos que definir o nome que utilizaremos para cada servo do programa na área de definição de variáveis globais do programa:

Servo    meuServo1;

Servo    meuServo2;

Servo    meuServo3;

 

Dentro da rotina setup vamos inicializar cada servo com a instrução attach( ):

Setup

{

                meuServo1.attach(9);

                meuServo2.attach(10);

                meuServo3.attach(11);

}

 

É na inicialização com a instrução attach( ) que definimos qual pino do Arduino será utilizado para controlar cada motor. No exemplo acima estamos usando os pinos 9, 10 e 11.

Para controlar a posição do servo vamos usar a instrução write( ), conforme o exemplo:

meuServo1.write( 90 );

 

Podemos escrever qualquer posição entre 0 e 180 graus com esta instrução. Em nosso programa que controla a esteira usamos apenas 1 servo e para fazer a separação das caixas o programa é muito simples.

Primeiro posicionamos o eixo do servo na posição inicial de 90 graus.

Quando é para empurrar uma caixa branca para fora da esteira fazemos um posicionamento para posição 45 graus, esperamos um tempo de 0,5 segundos e voltamos o servo para a posição inicial 90 graus:

meuServo.write(45);

delay(500);

meuServo.write(90);

 

Quando é para empurrar uma caixa preta para fora da esteira fazemos um posicionamento para posição 135 graus, esperamos um tempo de 0,5 segundos e voltamos o servo para a posição inicial 90 graus.

Na próxima aula vamos mostrar como fazer para que cada caixa identificada no sensor de cor seja expulsa corretamente no final da esteira.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s