Aula Prática 1 – Instalação

A primeira tarefa que precisamos executar é instalar em nosso computador a IDE do Arduino. IDE é o ambiente de trabalho para escrevermos os programas que irão rodar na nossa placa Arduino.

Para fazer a instalação vá a pagina https://www.arduino.cc/en/main/software# e busque a ultima versão disponível para o seu sistema operacional.

sitearduino1

Selecione a opção “Windows installer”. Você será direcionado a pagina de doação de dinheiro ao projeto Arduino. Mas se você não pretende fazer nenhuma doação, simplesmente escolha a opção “JUST DOWNLOAD”.

Quando terminar de fazer o download, execute o arquivo de instalação clicando em cima do mesmo. Em certo ponto você vai ter que concordar com os termos da licença clicando no botão “I Agree”.

Em seguida será perguntado se você deseja instalar o software de dispositivo com nome “Arduino USB Driver”. Aperte o botão instalar. Em alguns segundos a instalação estará concluída e o ícone do programa Arduino vai aparecer na área de trabalho do computador.

Ao executar a IDE o Arduino pela primeira vez pode ser que apareça uma mensagem do Firewall do Windows avisando que alguns recursos foram bloqueados. Neste caso, apertar o botão “Permitir acesso”.

Na próxima aula prática vamos falar mais sobre a placa Arduino Uno e vamos compilar um programa simples que controla o LED da placa.

Até lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s